terça-feira, 28 de julho de 2009

Uma verdade realmente Inconveniente


Uma Verdade realmente inconveniente, mas também uma bela história romântica sobre a vida do ex-vice-presidente dos EUA – Al Gore. Usa como personagem principal as peripécias político-pessoais-científicas de uma das mais importantes figuras públicas dos Estados Unidos. É interessante, abrangente e engraçado, ganhou o Oscar em 2007 de melhor filme do gênero. Apresenta inúmeras evidencias sobre o aquecimento global, e até acredito que ele fez muito para os outros ramos conservacionistas com o pouco tempo que tinha. Trata por exemplo dos efeitos do aquecimento global sobre a perda de habitats e a consequente aceleração dos processos de extinção. O vídeo ousa em algumas metáforas equivocadas como a comparação da respiração do planeta com a fotossintese das plantas, mas conta também com excelentes recursos gráficos e com uma ótima oratória e dinâmica textual. Enfim um ótimo passatempo intelectual e uma excelente ferramenta de divulgação ambiental planetária, tão boa que resolvi usá-la em uma atividade didática, e abaixo seguem os comentários dos alunos do curso de Gestão ambiental.

Jefferson Navarro Teixeira – “...Só depende de cada um de nós mudar o quadro gravíssimo que vivemos...”

Marcio de Lima Fernandes – “...Devemos agir rapidamente, só temos um único planeta, devemos cobrar dos governantes, pois unidos possuímos maior força...”

Juliana Sanches de Barros– “As grandes catástrofes virão, mas haverão pequenas atitudes que podem modifica-las”

José Sérgio de Oliveira Ribeiro – “De que adianta termos as soluções para o planeta se não a colocarmos em prática, só temos a ganhar com um mundo melhor...”

Patricia Zazeri Leite (Bióloga)– “O filme alerta que o futuro do planeta depende das maneiras como agimos no presente. Vale a pena assistir”

Janaina Pires Borges – Explica bem os fenômenos naturais relacionados ao aquecimento global..., apela muito para o lado sentimental, ... algumas vezes não usa bem as metáforas”

Fernando Giovanini Macedo – “Para fazer grandes mudanças, comece mudando seu próprio interior”
Aqui vai também uma amostra do filme...

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns Renateras.....uma sinopse perfeita! Assistindo ao trailer, me deu mais vontade de assistir ainda!

Abraços!