terça-feira, 6 de maio de 2008

Quanto vale uma consciência tranqüila???

Depende de quanto você pode pagar é a resposta clássica. Há algumas décadas, desde que começaram as discussões sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável, houve um profundo apego pela “causa” e hoje muitas pessoas parecem olhar com bons olhos para ecologia e para a natureza. Porém no dia a dia, quando ações são requeridas, poucos se mobilizam. Não me refiro as grandes ações como enfrentar baleeiros, fazer passeata em frente a uma mineradora ou fazer greve de fome, por causa de rios.

Falo em pequenas ações, em olhar o mundo a sua volta de uma forma diferente, de pensar em como você pode ser melhor para o mundo e enxergar os benefícios pessoais nestas ações.

Por que parece ser tão difícil assim fazer algo? Porque são hábitos enraizados, ou porque simplesmente é mais fácil e energeticamente mais barato jogar a responsabilidade em cima de outros. A culpa sempre pode ser da indústria, dos Estados Unidos que não assinaram o protocolo de Kyoto, ou ainda daquele vizinho porco que joga lixo no chão.

Somos míopes, com relação a natureza e quanto a nossa parcela da culpa. Em pleno século 21 ainda não conseguimos enxergar uma relação entre o uso de recursos e a escassez de matérias primas. Uma relação matemática óbvia, você só come se houver algo a se comer, se houver comida na sua dispensa. Parece brincadeira, mas ainda não conseguimos perceber que os maiores interessados, e porque não dizer afetados, pelo assunto somos nós mesmos.

Acredito que a resposta resida no fato de que nossa espécie, e talvez todas as outras evoluíram para “pensar” na sobrevivência imediata, essa situação aliada a recursos momentaneamente abundantes gera esta sitação de apatia frente ao futuro próximo.
Aliado a isto está nossa perspectiva de proteção ambiental, conduzida com foco principal na nossa espécie. Um exemplo é que devemos agir corretamente para salvar o planeta pelo bem da espécie humana, das futuras gerações ou dos mais necessitados e não pelo meu ou pelo seu bem.
Acredito e incentivo campanhas concervacionistas de todos os tipos, por questões éticas e científicas, mas penso que o foco central das discussões sobre conservação deveriam ser mais focados nos indivíduos. Somente quando notarmos os benefícios pessoais da conservação dos recursos é que estaremos realmente tomando medidas práticas para conserva-los.


Somos egoístas por natureza e só agimos grupalmente quando o beneficio individual é maior que o benefício do grupo. A idéia de uma consciência global é interessante e tem grandes chances de se desenvolver um dia, mas eu ainda tenho dúvidas se há tempo para esperarmos ela chegar.
um bom exemplo de campanha pode ser visto aqui

Nenhum comentário: