domingo, 14 de março de 2010

Pense Bem


Mais um dos objetivos deste blog é alcançado hoje! Novos colunistas se juntam a esta empreitada. Para reciclar esta nova temporada iniciamos AGORA o saga PENSE BEM !

Cada vez que você vir na sua tela esta nostálgica figura, saiba que quem vos fala é Otavio Algusto; biólogo de refinado censo critico e nenhum amor a causa. Humor, sagacidade e ceticismo caminham juntos no pseudônimo - Lobo gaurá.


Carros elétricos


Olá macacada, hoje vamos falar da nova febre mundial no meio automobilístico, os carros elétricos. Na edição da revista QUATRO RODAS de fevereiro, é possível conhecer o novo Chevrolet Volt, o primeiro carro elétrico (na verdade hibrido), de produção em grande escala. Bem nós já sabemos que o carro elétrico é antecessor ao carro a combustão, mas porque então eles não se desenvolveram durante o último século? A resposta esta na indústria do petróleo, que viu uma grande oportunidade de aumentar a demanda investindo em motores a combustão, e fazendo com que esses motores fossem utilizados nos sonhos de consumo de muitas pessoas.

Mas o “BUM” mesmo (nota: quase tudo que nós conhecemos em tecnologia descende dessa época), foi dado a partir da segunda guerra mundial, onde os motores a combustão interna foram utilizados em todos os meios possíveis e imagináveis. No período pós guerra, a tecnologia foi expandida para os civis, e até agora tivemos pouca alteração, do antigo carburador, e da bomba de óleo diesel, passamos para a injeção eletrônica nos dois tipos de combustível, tanto gasolina-etanol, como diesel.

Como o próprio Bill Gates já disse em suas palestras, se o automóvel tivesse evoluído nos últimos 100 anos como os computadores evoluíram, estaríamos andando em carros voadores.

Mas e ai? Temos agora o carro elétrico, e ele funciona a eletricidade, apesar de serem híbridos, ou seja também possuem além do motor elétrico, um motor a combustão (não é fácil se livrar dele!) para produzir energia quando faltar das baterias. Acabaram os carros poluidores? Temos solução para o problema da poluição dos carros? Se no futuro próximo eles não forem mais híbridos, e totalmente elétricos, teremos um veículo que não polui?

Agora é a hora de pensar, de onde vem a energia elétrica que abastece esses carros? No Brasil temos uma fonte grande de hidrelétricas, que apesar de não serem abastecida por combustíveis fósseis, todos nós sabemos o que causa uma hidrelétrica em danos ambientais, mas no resto do planeta, são muitas termoelétricas que abastecem os consumidores, estas movidas a carvão, derivados de petróleo e algumas a madeira.

Então aonde esta a vantagem? O carro elétrico ainda está vinculado à indústria petrolífera, assim como no passado essa não permitiu o desenvolvimento do mesmo, agora ela investe nele como um meio limpo, mas por trás ainda temos o mesmo vilão usando seus artifícios para não baixar sua demanda.

Fiquei pasmo há poucas semanas ao ouvir no noticiário do rádio, que o custo de produção de um barril de petróleo é de 8 dólares, e esse mesmo barril é vendido nas bolsas do mundo por cerca de 80 dólares.

É por isso que eu digo macacada, PENSE BEM antes de abraçar uma nova tecnologia, ou uma nova “onda limpa”.

Lobo Guará