quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

ARAPONGA VERDE

Uma das propostas destes blog é ampliar o diálogo ecológico. Uma nova ferramenta de divulgação está lançada. Você confere agora o quadro Araponga verde - toda vez que você vir esta foto no blog inteligência ecológica saberá que o assunto é polêmico e tem muitas facetas a serem investigadas. Cuidado !

Sobriedade nas palavras de um europeu cético. Este poderia ser o resumo perfeito da entrevista que vocês podem acompanhar a seguir. Bjorn Lomborg é cientista político e mora na dinamarca. Autor do livro o ambientalista cético e considerado por alguns, uma das pessoas mais influentes deste século.
Porém vocês verão que é muito difícil desvincular um discurso pessoal de um momento histórico, portanto a matéria tem que ser lida com cautela. Ele tem razão quando afirma que nos preocupamos demais com o futuro do planeta, sendo que o presente já apresenta problemas demais, inclusive muito mais fáceis de se resolver. Porém da pouco peso para as ações pessoais de cada membro da sociedade, que muitas vezes fazem toda diferença, vide Revolução Francesa.

Para quem não assina a revista Veja ou não acompanha sua página pela internet vale ganhar alguns minutos de uma boa perspectiva européia antropocentrista do problema.


Logo abaixo vocês podem ainda acompanhar uma palestra com o mesmo autor, onde ele expõe toda sua perspectiva homosapienscentrica de como salvar o planeta para nós mesmos. A principal critica que faço ao vídeo é a falta de perspectiva global que ele passa. Como se o planeta fosse apenas um banco de transformar pessoas pobres em pessoas ricas e não um conglomerado de seres vivos simbióticos. Tirem suas próprias conclusões! O que vale é o conhecimento.




Por Renato Romero

domingo, 17 de janeiro de 2010

Recortes do cerrado

Olá pessoal feliz 2010 a todos!

Foi publicado recentemente um mapa mostrando as diferentes fitofisionomias do bioma cerrado e sua distribuição. Uma matéria bem bacana foi publicada pelo jornal on line o eco. O mapa dá detalhes da diversidade estrutural em áreas de cerrado, quão fragmentado este bioma já se encontra e da uma noção do papel das unidades de conservação na sua proteção.

Abaixo, você também pode acompanhar as previsões do professor do Instituto de Ciências Biológicas da UnB Ricardo Machado, que através de estudos de modelagem computacional fez uma simulação do futuro do cerrado até 2050.


Para mais detalhes você pode ler a matéria na integra e baixar os mapas.